Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina Marketing Aplicado a Cooperativas! E para a realização da atividade, leia o texto de apoio abaixo: A fidelização de um cliente é um dos principais desafios das instituições, a concorrência está presente na maior parte dos modelos de negócios fazendo com que não existem muitas diferenças entre os produtos oferecidos entre uma empresa e outra. Entender a necessidade que o cliente possui e propor a melhor solução é o principal papel do marketing, sendo ele o responsável por pensar em um diferencial que faça o produto se distinguir dos concorrentes em razão de valores que podem ser inseridos a ele. O marketing pode ser definido como diversas estratégias desenvolvidas para agregar valor a um determinado produto ou serviço, gerando maior relevância para o público-alvo que se deseja atingir (MESQUITA, 2015).
O marketing pode ser utilizado como a principal arma de uma instituição, com base em pesquisas e análise de dados é possível que as estratégias definidas pela instituição tenham maiores resultados. O Marketing permite que sejam criados produtos e serviços certos cara cada tipo de mercado, alinhado aos objetivos almejados pelas instituições, o que faz com que a cada dia mais o marketing não seja visto apenas como uma função, mas sim uma atividade de engajamento em toda empresa que tem como objetivo o engajamento do cliente com a própria empresa. Cada grupo social tem diferentes hábitos de consumo e cada um deles é formado por pessoas que expressam suas opiniões com hábitos e desejos, conhecer cada um deles é fundamental para oferecer soluções adequadas.
Sobre este tema, compreendendo o papel do marketing utilizado como estratégia pelas empresas e cooperativas, e para aprofundar os nossos estudos, a proposta desta atividade MAPA é que você aluna, realize pesquisas e responda aos questionamentos abaixo:
01) Cite e explique o que é Marketing de relacionamento
02) Explique como é a dinâmica de Associado e Cliente, ou seja, como integrar as estratégias de marketing e na sequência, comunicar de forma adequada com os associados (cooperados) e clientes, inclusive aqueles que não são cooperados.
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