1183443086019294. 1183443086019294.
top of page

MAPA - ARQURB - TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO - 51/2024



O estudo da história da Arquitetura, da construção sobre os estilos arquitetônico desta disciplina ao longo dos anos é possível construir maturidade para o desenvolvimento de projetos. É através do aprendizado do fazer arquitetônico, do estudo de plantas, cortes, elevações, que podemos compreender a arquitetura. Por isso é tão importante compreender os estilos arquitetônicos e a obra dos arquitetos que construíram, ao longo dos anos, diversas obras grandiosas e importantes para o desenvolvimento da sociedade. “(...) o papel da crítica de arquitetura pode vir a assumir o caráter de instrumento didático, na medida mesma em que esclarece do objeto construído o ponto de partida do projetista e o processo genético; da sua construção as intenções arquitetônicas, os seus meios e o seu funcionamento; da sua cultura os termos em que ora reflete, ora a absorve.


Desse modo, e somente desse modo, aportações teóricas da arquitetura poderão recolher a experiencia completa da arquitetura, que há de conter, inclusive, a experiência de seu projeto.” Renato Leão Rego, 1999. A arquitetura modernista rompeu com todos os paradigmas da arquitetura produzida até então, por isso é uma das grandes escolas da arquitetura. Durante o desenvolvimento desta arquitetura, gerou-se uma nova postura por meio dos arquitetos tanto com a arquitetura já existente como com o momento em que a arte, cultura e sociedade estava se desenvolvendo.Você pode ter uma breve explicação sobre ela nesta publicação: https://archtrends.com/blog/arquitetura-moderna/. As contribuições para a construção desta arquitetura se dão por meio de muitos movimentos coletivos de arquitetos e artistas, bem como a contribuição individual de outros profissionais.


Dentre estes profissionais, encontramos o trabalho de Charles Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965), mais conhecido como Le Corbusier. O arquiteto, urbanista, designer, pintor e escritor suíço é amplamente considerado um dos pioneiros do movimento moderno na arquitetura. Outros arquitetos famosos por seu trabalho e que contribuíram para tal movimento são os arquitetos: Mies Van der Rohe, Walter Gropius, Oscar Niemeyer, Philip Johnson, Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi. Esse estilo arquitetônico teve um papel extremamente importante dentro da construção da teoria da Arquitetura, se estende a diversas áreas, incluindo a arte e o design, e perdura até hoje em cidades do mundo inteiro. No Brasil, esse movimento foi influenciado pela transformação do modo de entender a arte dada em um dos marcos da nossa história: a Semana de Arte Moderna de 1922. A Arquitetura Moderna brasileira se deu de maneira mais expressiva entre 1930 e 1950, com as propostas da Semana de 1922. Um importante escritório contratou você para uma consultoria. Este escritório se interessou pela arquitetura Modernista e seus preceitos, e está interessado em realizar projetos articulados com esse movimento. Neste sentido, prossiga para cada uma das etapas a seguir. Bom trabalho


ETAPA 1 Nesta primeira etapa da sua consultoria você deverá apresentar para a equipe de arquitetos um breve histórico da Arquitetura Modernista, com seus principais preceitos. Com isso, você deverá elaborar um texto entre 10 e 15 linhas descrevendo a arquitetura Modernista, e escolher ao menos 5 imagens de projetos, mobiliários ou espaços projetados por grandes nomes da arquitetura, que possam ilustrar esta estética. Ao final, posicione-se criticamente a respeito da estética modernista. Você ainda a considera uma arquitetura modernista? Como essa estética pode ser aplicada nos projetos atuais?


ETAPA 2 Para compreender arquitetura, não basta olhar fotografias. Para compreender a arquitetura, não basta ler palavras. Para compreender a arquitetura o único caminho é o desenho. Por isso, vamos selecionar um dos projetos mais icônicos da arquitetura modernista, que contém os cinco pontos de uma nova arquitetura, de Le Corbusier: A Villa Savoye. Nesta etapa do projeto, você deverá apresentar uma análise sobre este projeto, o contexto de sua construção, como o arquiteto desenvolveu o projeto e destacar os conceitos aplicados da arquitetura modernista. Você poderá analisar o projeto através dos conceitos apreendidos ao longo das aulas, como a forma, espaço e a ordem alcançadas pelo projeto de Le Corbusier. Para isso, você poderá apresentar uma texto de 10 a 15 linhas, com imagens, croquis e esquemas feitos por você para ilustrar o projeto da residência.


ETAPA 3 Agora que todos estão familiarizados com a estética do movimento moderno e seus conceitos, chegou o momento de avançar na consultoria. Nesta etapa, você deverá apresentar

como os preceitos da arquitetura modernista foram empregados por arquitetos brasileiros. Você deve escolher um arquiteto de sua preferência e ao menos 2 projetos para exemplificar seu trabalho. Para isto, você deve apresentar um texto com no máximo 10 linhas se posicionando a respeito das perguntas apresentadas e apresentar entre 2 a 6 imagens dos projetos escolhidos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu mediador

Comments


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page