1183443086019294. 1183443086019294.
top of page

ATIVIDADE 1 - TEORIA DAS ESTRUTURAS I - 51/2024



Você, engenheiro, foi designado para calcular os esforços internos de uma estrutura de ponte de concreto armado para, futuramente, realizar seu dimensionamento. Ao realizar a determinação das dimensões necessárias (extensão dos vãos e localização dos apoios), você decidiu utilizar rótulas no vão central da estrutura, inspirado na solução adotada na ponte Rio-Niterói, conforme imagem a seguir:

A partir destas informações e de seus conhecimentos sobre estruturas, responda aos seguintes itens:


a) Qual o grau de estaticidade da estrutura? Apresente a fórmula utilizada e seus cálculos e classifique-a entre hipostática, isostática e hiperestática.


b) Calcule as reações de apoio da estrutura apresentada, mostrando seus cálculos e considerações.


c) Determine o diagrama de esforços internos da viga (esforço normal, esforço cortante e momento fletor). Lembre-se de calcular os momentos nos apoios e os máximos/mínimos em cada vão.


*Apresentar todos os cálculos desenvolvidos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page