1183443086019294. 1183443086019294.
top of page

MAPA - PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS - 53/2023







Parte 1 - Determinação do custo global de construção

O Custo Unitário Básico (CUB) é um índice muito utilizado pela Construção Civil para estimar o preço por m² de um empreendimento. A norma técnica ABNT NBR 12721 – Avaliação de custos para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios de 2006 estabelece os critérios para avaliação de custos unitários, cálculo do rateio de construção. Estes índices devem ser calculados pelos Sindicatos da Indústria da Construção (SINDUSCON-PR, 2021) para cada mês. E estão disponíveis para acesso pelo site eletrônico do SINDUSCON de seu estado ou região.

Para o cálculo do custo global de construção, a NBR 12721 define coeficientes médios utilizados no cálculo de equivalência de áreas dos projetos e o seu escritório definiu que serão utilizados os coeficientes a seguir para os projetos desenvolvidos por vocês:

a) garagem (subsolo): 0,75;

b) área privativa salas com acabamento: 1,00;

c) área de loja sem acabamento: 0,55;

d) varandas: 0,90;

e) terraços ou áreas descobertas sobre lajes: 0,60;

f) estacionamento sobre terreno: 0,10; g) área de projeção do terreno sem benfeitoria: 0,00; h) barrilete: 0,50; i) caixa d’água: 0,50; j) casa de máquinas: 0,75; k) piscinas, quintais, etc.: 0,65. Imagine que você trabalha em uma construtora de edificações


comerciais e é o engenheiro responsável por fazer um estudo inicial dos custos de projeto. Seu objetivo é realizar o cálculo do custo global da construção considerando o CUB de junho de 2023 do Paraná e passar um orçamento inicial de construção para um cliente da construtora.

O layout do projeto está apresentado na Figura 1 e 2 e na Figura 3 está apresentada a fachada da edificação. Todos os outros detalhes deste projeto encontram-se na Prancha Completa do Projeto, disponibilizado no material da disciplina no Studeo

Figura 1 - Layout do projeto Fonte: o autor.

Figura 2 - Corte do projeto arquitetônico


Figura 3 - Fachada frontal da edificação Fonte: o autor. Por fim, para determinação da previsão do custo desta construção, você deve considerar as informações do Quadro 1, a seguir:

Quadro 1 - Considerações para previsão de custos de projeto.

Fonte: o autor.

a) PESQUISAR o CUB para o projeto, considerando que é um comercial de salas e lojas de até 8 pavimentos, de padrão normal. Usar o CUB do Paraná, do mês de junho de 2023. b) COMPARAR o valor do CUB do seu estado com o valor do CUB do estado do Paraná para o mesmo mês.

Precisando de assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a J&D ASSESSORIA.

ACESSE O NOSSO SITE https://studeoavent.com/

c) DETERMINAR o custo global da construção considerando os dados do Quadro 1. Considere que apenas a barbearia e banheiros terão a execução completa até o acabamento, e os espaços destinados à loja 01 e 02 não receberão o acabamento.

Parte 2 - Determinação da orçamentação da etapa de alvenaria

Nesta etapa, o contrato com o cliente já está fechado e os projetos complementares foram desenvolvidos. Agora, seu desafio será realizar a orçamentação detalhada para a construção deste projeto. Para iniciar os trabalhos, a primeira etapa que você terá que orçar é a de alvenaria de vedação. Para esta atividade você deverá considerar que a argamassa de assentamento será produzida em betoneira 400 L, no canteiro de obras e que o bloco cerâmico utilizado é o de 9x19x19 cm (espessura 9 cm).

Além disso, você deverá considerar os custos dos insumos de mão de obra e materiais de acordo com as informações da SINAPI de junho de 2023, no modelo não desonerado. A partir das informações expostas e do modelo de Planilha de Orçamentação disponibilizada na Sala do Café, FAÇA O QUE SE PEDE:

a) DETERMINAR o custo unitário dos serviços com o memorial de cálculo utilizando as composições de custos fornecidos pelo Catálogo da SINAPI de junho de 2023 referente ao estado do Paraná. - Utilizar as composições de custos 87878, 103324, 93183, 93195 e 93201.

b) CRIAR a planilha de orçamento discriminado, disponível na SALA DO CAFÉ, para estas etapas da construção utilizando os seguintes quantitativos: - Chapisco dos elementos estruturais: 76,9 m². - Elevação da alvenaria: 256,25 m². - Verga: 19,85 m. - Contraverga: 11,95 m. - Fixação da alvenaria: 95,8 m.

Parte 3 - Determinação do caminho crítico da construção.

Por fim, para auxiliar no planejamento da etapa de execução de obras, você deverá determinar a partir da RUP das composições apresentadas, DETERMINE qual o tempo estimado em dias úteis para a conclusão dos serviços de:

a) levantamento da alvenaria;

b) fixação da alvenaria. Considere que as equipes terão apenas 1 pedreiro, independentemente da quantidade de serventes.

4 visualizações0 comentário

Comments


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page