1183443086019294. 1183443086019294.
top of page
Foto do escritorjedassessoria2023

MAPA - GESTÃO DA QUALIDADE - 54/2024



Entre em contato e solicite um orçamento!!

WHATS¹ (15)99857-1117 

WHATS² (84) 8166-5374

 

______________________________________________________________________

 

MAPA - GESTÃO DA QUALIDADE - 54/2024

 

Iniciemos esta atividade pensando na seguinte questão: Quão comprometida as empresas estão sobre a qualidade de seus produtos e processos? As empresas, em sua maioria, embora afirmem a qualidade de seus produtos, nem sempre tem qualidade em seus processos. Gerir a qualidade de uma empresa requer organização, conhecimento dos processos e das normas que estabelecem os requisitos para a gestão da qualidade, neste caso, a Norma ABNT NBR ISO 9001. Imagine a seguinte situação: Uma empresa fabricante de móveis, especializada em mesas, cadeiras e armários para escritório. No processo, os móveis são fabricados por pessoas experientes, os equipamentos têm tecnologia moderna, o sistema informatizado de gestão tem a estrutura MRP, entre outros.


No entanto, a empresa não tem procedimentos operacionais padrão, registros de processos, tampouco tem estabelecido indicadores da qualidade para seus produtos e processos. O maior problema desta empresa é o processo de montagem dos kits, que retornam reclamações de clientes e profissionais de montagem de móveis, pois ora faltam peças, a furação não bate, os dispositivos de fixação não têm padrão dimensional, entre outros. Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. Diante do exposto, como garantir a qualidade dos processos e produtos de uma empresa como a citada no exemplo? O que não se controla, não tem como garantir se o que se fabrica tem de fato a qualidade que se vende. O maior patrimônio de uma empresa são os seus clientes. Assim, um cliente insatisfeito, pontua negativamente para a empresa. Você já teve a experiência de mapear um processo de fabricação? Se não, você terá a oportunidade de exercitar esta atividade importante a ser realizada para iniciar o processo de implementação ou manutenção da gestão da qualidade de uma empresa. Está preparado? Então, vamos nessa. Para esta atividade, inicio propondo a você as seguintes etapas:


1 - Assista ao vídeo: “Como é a produção de um móvel? Conheça a fábrica da Kappesberg”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XjmF5o3P0PA. Acesso em: 13 ago. 2024

2 - Utilizando as ferramentas da qualidade, desenvolva um fluxograma do processo de fabricação de móveis apresentado no vídeo. Importante: Ao desenvolver o fluxograma, apresente os pontos que, em sua opinião, devem ocorrer a aprovação ou não da etapa do processo.

3 - Com base no vídeo, preencha o checklist a seguir, contendo os itens a serem verificados para aprovação ou não das etapas do processo que você considera importante para garantir a qualidade do produto.

4 - Com base nos itens anteriores, responda: em sua opinião, qual é a importância do mapeamento do processo para a gestão da qualidade? Justifique sua resposta em no máximo 5 linhas.

 

0 visualização0 comentário

Commentaires


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page