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MAPA - ESTRADAS E RODOVIAS - 54/2024
ETAPA 1 – DISTÂNCIA DE VISIBILIDADE DE FRENAGEM
Para realizarmos projetos rodoviários, alguns elementos importantes precisam ser verificados para que a rodovia apresente segurança aos seus usuários, sendo a distância de visibilidade de frenagem e a distância de visibilidade de ultrapassagem dois elementos muito importantes para a segurança da via.
A Distância de Visibilidade é a extensão da estrada, que pode ser vista à frente pelo motorista, sendo um importante elemento de segurança, já que é a partir dela que regularizamos alguns tipos de movimentações em pista, além de avaliarmos alguns elementos de projeto, conforme o trecho visível à frente. Dessa forma, quanto mais uma estrada permite que o usuário tenha uma maior distância de visibilidade, mais segura essa via é nesse aspecto. Assim, precisamos garantir que se tenha essa distância de segurança. A partir da afirmação acima e de seus conhecimentos sobre o tema, calcule:
1) A distância de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 100 km/h, estando o veículo em rampa ascendente de 3%.
2) Calcular as distâncias de visibilidade desejável e mínima para frenagem em uma rodovia com velocidade de projeto de 100 km/h, estando o veículo em rampa descendente de 3%.
3) Qual dos valores (distância desejável ou distância mínima) é exigido em obediência ao manual de projeto geométrico de rodovias rurais? Por qual motivo busca-se atingir os valores desejáveis sempre que possível?
ETAPA 2 – CURVA HORIZONTAL COM TRANSIÇÃO
Nesta etapa, você, futuro engenheiro (a), pensando em proporcionar um melhor conforto e segurança para os usuários de uma futura rodovia, está prestes a dimensionar uma curva horizontal com transição. Os dados disponíveis para os cálculos são: Velocidade de projeto (Vp) = 100 km/h Superelevação = 8% Ângulo central (AC) = 45° Largura da faixa de tráfego = 3,60 m Raio da curva (Rc) = 450 m A partir destas informações, determine:
1) Qual o raio mínimo da curva horizontal?
2) Quais os comprimentos de transição mínimo, máximo e desejável (critérios dinâmico, estético e de tempo).
3) Adotando o comprimento desejável obtido na alternativa anterior, calcule os elementos geométricos da curva, como θs, Xs, Ys, Q, p, TT e Dc.
4) Sabendo-se que a estaca do PI 820 + 5, 50 , calcule as estacas do TS, SC, CS, ST. Considere: estaqueamento de 20 em 20 metros. Dica: Para as equações que não constarem na atividade, utilize o manual de projeto geométrico do DNIT.
www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de manuais/vigentes/706_manual_de_projeto_geometrico.pdf
Para o cálculo do comprimento mínimo de transição, utilize os seguintes critérios:
Onde: Vp = velocidade de projeto em km/h; Rc = raio da curva circular em metros; e = superelevação em %; lf = largura da faixa de tráfego (m).
Para calcular os elementos geométricos da curva, utilize as seguintes equações:
Onde:
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