1183443086019294. 1183443086019294.
top of page

MAPA - EDU - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 51/2024



Todo ser vivo gasta energia a todo o momento para manter as diversas atividades desempenhadas pelo organismo. Nossas células estão continuamente trocando seus átomos e componentes moleculares. Grande parte das substâncias celulares é degradada para que novas possam ser sintetizadas. Esta atividade intensa de construção e desconstrução de substâncias é feita utilizando energia obtida através da degradação de nutrientes orgânicos. Essa dinâmica corporal que ocorre dentro de cada célula constitui o metabolismo. Considerando o trecho acima, nesta atividade MAPA testaremos seu conhecimento sobre o metabolismo energético, a partir de questões relacionadas a esse conteúdo. A molécula de ATP fornece energia para todas as reações que acontecem em nosso corpo. Por conta disso, essa molécula é constantemente regenerada ou ressintetisada a partir de uma reação simples conforme representado na imagem abaixo:

Descrição da Imagem: No topo, o texto “ADP”, no lado direito, um hexágono unido a um pentágono, ambos verdes com o texto “adenina” em seu interior. Ao lado, tem um hexágono unido a um pentágono verdes com o texto “adenina” dentro e o pentágono está unido a outro pentágono azul escrito ribose dentro. Esse pentágono azul está unido por uma linha a um círculo laranja com um P dentro, que está ligado a outro círculo laranja com um P, e esses dois círculos estão indicados como adenosina difosfato. Ao lado do último círculo tem um sinal de mais, seguido de outro círculo alaranjado com um P dentro. Abaixo desse círculo há o texto “adição de um fostato”. Há uma flecha na cor preta sinalizando para baixo, no qual há uma outra imagem que inicia com o texto “ATP” no centro. Há um pentágono que está ligado por uma linha preta a outro pentágono azul com o texto “ribose”, que se liga a uma esfera com a letra P. Essa esfera se liga a outra esfera com a letra P, que também está ligada a outra esfera igual. Entre as esferas, a ligação é vermelha em formato de raio e uma forma estrelada amarela. Uma dessas ligações está indicada como ligação de baixa energia, e a outra como ligação de alta energia. As três esferas juntas estão indicadas como adenosina trifosfato.


01. Considerando as informações da imagem acima, explique de formas simples e objetiva como acontece a ressíntese do ATP, a partir de uma molécula de ADP. 02 – O processo de respiração celular aeróbia é dividido em três etapas:


1 – Glicólise;

2 – Ciclo do ácido Cítrico e

3 – Fosforilação oxidativa, conforme apresentado a partir da página 106 do livro da disciplina.


Sobre essas etapas, responda o que se pede a seguir:


a) Em que parte da célula ocorre a glicólise e qual é o produto final formado nesse processo?

b) Em que parte da célula ocorre o ciclo do ácido cítrico e quantas etapas o ciclo possui?

c) A fosforilação oxidativa é a etapa da respiração celular que mais produz ATP, sendo composta por dois mecanismos. Quantos ATPs, em média, esta etapa produz e quais são os mecanismos que compõem a fosforilação oxidativa?


03. A gliconeogênese é um processo que acontece principalmente no fígado, no qual há a síntese de glicose a partir de moléculas que não são carboidratos. Descreva quais são essas moléculas. 04 - Apresente as referências bibliográficas do livro da disciplina, sites ou artigos utilizados para realização desta atividade, conforme as normas ABNT

Comments


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page