1183443086019294. 1183443086019294.
top of page

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS - 51/2024



DESAFIOS DA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ

A cafeicultura é uma importante atividade do setor agropecuário, desempenhando funções importantes relacionadas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil, dessa forma garantido a permanência do produtor rural no campo. No entanto, o produtor enfrenta diversos desafios no cultivo de café, como a falta de mão de obra, preço de insumos, fatores climáticos e aparecimentos de novas pragas e doenças, onde todos esses problemas afetam diretamente o seu custo de produção.

Sabemos que as mudanças climáticas tornarão muito mais difícil o cultivo do café, porém através de soluções tecnológicas e inovadoras conseguimos assegurar a produção, mesmo em condições adversas ocasionadas pelos fatores de origem, sejam eles abióticos ou bióticos. No ano de 2022, a cafeicultura brasileira enfrentou uma queda na produtividade, justamente em função de adversidades climáticas como geadas, chuvas de granizos, ventos fortes e períodos de chuvas incoerentes às fases necessárias a planta.


Portanto, os produtores conseguiram contornar esses problemas, através do manejo, utilizando tecnologias inovadoras e diminuindo esses impactos, melhorando a sanidade e a resistência de sua lavoura. Fonte: adaptado de: https://acesse.dev/sMaO6. Acesso em: 10 dez. 2023.


Como é possível observar no trecho exposto, há muitos riscos e desafios na atividade cafeeira. Além dos desafios encontrados ao longo da produção, como descrito no texto, temos outras dificuldades ao longo da cadeia produtiva, como a disponibilidade e o preço dos insumos, logística, armazenamento, qualidade do produto, oscilações do preço de venda, exigências dos consumidores etc.

Conhecer e estudar estes desafios é importante para que o profissional tenha condições de evitar ou superar estes desafios.

Diante desse tema, para realizar essa atividade MAPA, responda aos itens a seguir:


A) O clima é um dos grandes desafios da produção de café. Uma situação marcante para o setor foi o que ficou conhecido como “Geada Negra”, que aconteceu em 1975 no Brasil. Sobre este tema, explique detalhadamente o que foi a Geada Negra de 1975 e quais impactos ela gerou na cadeia produtiva do café no Brasil.


B) É comum alguns autores dividirem a cadeia produtiva em 3 ambientes para facilitar o entendimento: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira; e nos 3 ambientes são encontrados desafios. Assim, comente sobre os principais desafios encontrados em cada um destes 3 ambientes da cadeia produtiva do café no Brasil.


C) Além de estar atento aos acontecimentos do presente, o profissional tem que estar atento ao que pode acontecer no futuro do setor como mudanças de hábitos e de demandas do consumidor, riscos potenciais, novas pragas etc. Assim, comente sobre as principais tendências para a cadeia produtiva do café para os próximos anos

Comments


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page