Entre em contato e solicite um orçamento!!
WHATS¹ (15)99857-1117
WHATS² (84) 8166-5374
______________________________________________________________________
ATIVIDADE 1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - 54/2024
Classificação dos Sistemas de Produção :A classificação dos sistemas de produção é fundamental para a compreensão e a otimização dos processos produtivos nas organizações. Sistemas de produção são compostos por uma combinação de elementos, como recursos humanos, materiais, físicos, informações e conhecimentos, que trabalham em conjunto para produzir bens e serviços. A eficácia desses sistemas é crucial para atender às demandas do mercado e manter a competitividade. Para melhor organizar e gerenciar esses sistemas, é comum classificá-los de acordo com diversas características. Lustosa et al. (2008) propõem uma estrutura de classificação que considera o grau de padronização dos produtos, o fluxo do processo, o ambiente de produção, o tipo de operação e a natureza do produto para diferentes contextos produtivos. Assim, os autores classificam esses sistemas de acordo com as próprias características, sendo:
Classificação segundo o grau de padronização: Produtos sob medida. Produtos padronizados.
Classificação segundo o fluxo de processos: Fluxo de processos em linha. Fluxo de processo por lote. Fluxo de processo por projeto. Ambiente de produção: Make-to-Stock (MTS). Assemble-to-Order (ATO). Make-to-Order (MTO). Engineering-to-Order (ETO). Resources-to-Order (RTO).
Classificação segundo o tipo de operação: Contínua. Discreta: em massa, em lote, sob encomenda.
Classificação segundo a natureza do produto: Bem material. Serviço. Adicionalmente, a matriz volume-variedade sugerida por Slack et al. (1997) é uma ferramenta valiosa que ajuda a posicionar os sistemas produtivos com base na quantidade de produção e na variedade de produtos. Essa matriz oferece uma visão clara do modo como diferentes tipos de operações, como contínua, em massa, em lote e sob encomenda, relacionam-se com o volume e a diversidade de produção.
Comments