1183443086019294. 1183443086019294.
top of page

ATIVIDADE 1 - INFORMÁTICA INDUSTRIAL - 51/2024



1- O controlador Lógico Programável (CLP) é um dispositivo de controle amplamente empregado no contexto industrial e em determinadas aplicações comerciais, prediais e, até mesmo, residenciais. De acordo com Barros (2021), o CLP pode ser definido como um dispositivo que possui entradas e saídas (digitais ou analógicas), além de módulos de comunicação, que podem receber programação para executar diferentes tarefas, tanto no contexto industrial como em aplicações de automação em geral. A figura 1 traz uma representação genérica da estrutura de um CLP: Figura 1 - Estrutura genérica do CLP.

1. a) Descreva o que são e qual a função das ENTRADAS, SAÍDAS e CPU do CLP.

1.b) As entradas e saídas digitais se referem a que tipo de sinais? Explique o funcionamento desses sinais digitais nas entradas e saídas do CLP.

1.c) As saídas dos CLPs podem ser de dois tipos: a relé e a transistor. Descreva em quais situações cada tipo de saída deve ser utilizado.


2. Visando atender aos diversos segmentos da indústria, incluindo seus usuários, e uniformizar as várias metodologias de programação dos controladores industriais, a norma IEC 61131-3 definiu sintática e semanticamente cinco linguagens de programação. Faça uma breve descrição de cada linguagem de programação definidas pela norma IEC 61131-3. FRANCHI, C. M; CAMARGO, V. L. A. Controladores Lógicos Programáveis. 2. ed. São Paulo: Érica, 2009.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Bem vindos !

Somos a J&D Assessoria Acadêmica, contamos com um grupo profissionais altamente capacitados, que estão prontos para oferecer um serviço de qualidade.

Se você procura uma solução confiável e competente para auxiliá-lo na criação de seu projeto acadêmico entre agora mesmo em contato conosco.

Estamos prontos para atende-lo !

bottom of page