Nas primeiras unidades de Eletrônica de Potência, tratamos de estudar os conceitos básicos de circuitos chaveados quando calculamos a potência perdida na transferência entre fonte e carga. Em seguida, discutimos os circuitos conversores básicos de CA para CC, os chamados retificadores, que podem ser controlados ou não controlados. Controle da temperatura de um forno industrial. Considere que o diagrama a seguir, ilustrado na Figura 1, representa o circuito de potência simplificado de um forno elétrico, em que a energia absorvida pelo resistor de carga é transformada em calor. Consideraremos a resistência como linear, visando analisar o circuito de controle e a transferência de potência entre a fonte (Vs) e a carga (RL)
Figura 1 - Circuito de potência simplificado de um forno elétrico Fonte:
Considere que Vs representa uma fonte de tensão CC, VRL é a tensão entre os terminais do resistor. VDS representa a tensão entre os terminais principais de uma chave estática de potência, Q1, que por sua vez é comandada por um gerador de sinal PWM conectado ao terminal de controle da chave. IRL representa a corrente no resistor de carga. Os dados de operação do circuito são:
Considere agora que uma chave REAL será utilizada no circuito. Isso significa que ela apresentará perdas durante o funcionamento do circuito. O modelo escolhido foi o transistor MOSFET CANAL N STB7NK80Z. Algumas características deste componente estão mostradas na Tabela 1.
Na Tabela 1 estão apresentados os valores de tempo de abertura (tSWon) e fechamento (tSWoff), o limite de tensão entre Dreno e Source (VDSmáx), a queda de tensão em condução (VDSon), a corrente de fuga (ILeak) e a potência máxima permitida para esta chave (Pmáx).
1. a) Conhecendo os parâmetros da chave, calcule a potência média dissipada na chave Q durante o estado ligado.
1 b) Calcule a potência média dissipada na chave durante o estado bloqueado.
1 c) Calcule a potência máxima dissipada durante a ligação da chave.
1 d) Calcule a Potência Média Total dissipada na chave em relação ao ciclo de chaveamento.
2. Um retificador monofásico da Figura 2, no qual os quatro diodos formam uma ponte completa, alimentando a carga RL genérica.
Dados do circuito: D1, D2, D3, D4: diodos ideais. Vs: Fonte de tensão monofásica da rede elétrica. R: Componente resistiva da carga, cujo valor é de 5 Ω; L: Componente indutiva da carga, cujo valor é de 7,5 mH.
2. a) Se considerarmos os diodos como chaves ideais, qual o valor médio de tensão na carga se o valor máximo da tensão monofásica é de 150 V em 50 Hz?
2. b) Qual o valor médio de corrente na carga considerando a mesma situação do item a)?
2. c) Qual o valor da potência, em Watts, absorvida pela carga RL? Obs.: considere a 4ª ordem como a maior da série.
3. Você foi contratado para projetar um sistema em que um gerador eólico deve alimentar um banco de baterias. A tensão de saída do gerador varia de 10 a 110 Vcc em diferentes condições de vento e carga. Caso a potência drenada da máquina esteja abaixo da capacidade, a rotação da turbina tende a aumentar e, consequentemente, a tensão nos seus terminais também aumenta. De forma análoga, se a potência drenada for acima da capacidade, a rotação tende a diminuir juntamente com a tensão.
Considerando que o banco de baterias resulta num barramento de 220 Vcc e o objetivo de que, ao menor valor de tensão de operação disponível no gerador, o carregamento da bateria já aconteça, responda as questões a seguir considerando as chaves estáticas como ideais.
3. a) A partir dos modelos de conversores cc-cc que você conheceu no curso de eletrônica de potência, quais das topologias se adequam a este projeto? Justifique.
3. b) Considerando que a topologia escolhida é a BOOST, calcule os valores máximos e mínimos de razão cíclica para transferir 10 kW do gerador para o banco de baterias.
3. c) Desprezando as perdas na chave e nos elementos passivos, calcule a corrente média na entrada do conversor quando o gerador fornece a potência máxima.
3. d) Considere que a bateria pode ser representada por uma impedância puramente resistiva de 20 Ω. Calcule o valor médio da indutância L do conversor Boost quando a tensão do barramento estiver em 110 V e a tensão da bateria estiver regulada em 220 V, mantendo 5% de ondulação sobre o valor médio de corrente no indutor. A frequência do conversor é 10 kHz.
Comments